Páginas do TerraAvermelhada.blogspot.com

domingo, 15 de novembro de 2009

18 de Outubro – O Balanço dos 2 primeiros meses

Bom… Felizmente o balanço dos dois primeiros meses continua a ser positivo. A integração e adaptação está a revelar-se mais fácil do que pensei à partida.

Claro que este sentimento de adaptação integral é interrompido pela ausência da minha metade. Tudo teria um prazer diferente se fosse partilhado em conjunto mas em breve essa situação resolver-se-á. De qualquer forma estou quase certo que os nossos objectivos se vão cumprir. Será apenas uma questão de tempo…

A distância tem sido vencida com alguma facilidade com recurso às novas tecnologias. Apesar das dificuldades no sinal de internet tem sido possível um contacto regular.

Tirando os 8.000 km estamos quase juntos… ehehhheheh Um beijinho para ti…

Mas agora, e por isso escrevo este texto hoje e não no dia em que efectivamente passam 2 meses da minha chegada, leio um texto que demonstra a enorme curiosidade e expectativa que os Portugueses têm em relação a esta terra que, quando a mim, revela aquilo que designo de “Mística Africana”… Para além disso, revela ainda um sentimento que começo a perceber, felizmente ainda sem estar “assolado” com qualquer sentimento nostálgico. Um sentimento que temos ao entrar em contacto com a cultura do nosso país porque, estando longe dele durante algum tempo, há pequenas formas de ligação que nos fazem quase sentir em casa.

Identifico totalmente o “sentimento de proximidade”, dos Portugueses em relação a Angola porque foi o que senti ao chegar. Salvo as devidas, e enormes, diferenças a integração torna-se mais fácil devido à “proximidade cultural” que existe em todos os locais deste país.

Apesar de ter passado pela experiência, ao ler este texto percebi aquela “Mística Africana” que tanto se sente quando se fala com pessoas que tiveram um passado ligado a África… Algo que nunca tinha percebido. Não sinto, pelo menos para já, essa mesma mística mas começo a perceber as descrições e as emoções de quem as viveu noutra época…

O que leio?

Um livro de Gonçalo Cadilhe de título “África Acima”. Não me recordo se já fiz ou não uma breve referência à minha leitura desse livro mas, porque certamente nunca abordei o seu conteúdo, digo agora que se trata da compilação de textos escritos semanalmente para o Expresso. Esses textos relatam a viagem com partida no Cabo da Boa Esperança em direcção ao Estreito de Gibraltar, África acima bem se vê, tendo como grande objectivo (para além do facto de partir e chegar de saúde) fazer o percurso sentindo a vivência local e, para isso, escolheu fazer a viagem a pé.

Qual é o texto?

“Mas o Lubango será ara mim uma viagem no tempo, e a primeira etapa dessa viagem é a adolescência. Não a que vivi quando era a minha altura de a viver, mas a que estou a viver agora – porque me passa o sono, e a energia alegre substitui o cansaço quando chego ao Lugbngo. Uma energia adolescente.

Apetece-me devorar o centro desta cidade. Caminhar por todas as calçadas portuguesas, tomar um café em todos os cafés que apresentam o triângulo Delta pendurado por cima da porta, comprar carcaças e papo-secos em todas as mercearias e minimercados que se chamem “Tio Patinhas”, “Silva & Silva”, “Elite”, “Benfica”, pedir o prato do dia em qualquer tasca que proponha “prego no prato” e “bacalhau com todos”.

Estas banalidades que me estão a emocionar têm que ser postas em perspectiva: ando a viajar há várias semanas por África, e de repente chego a casa sem sair de África. “Vá para fora cá dentro” podia ser o slogan desta cidade se ela se quisesse promover turisticamente em Portugal..

A segunda etapa da viagem no tempo é a infância – a minha. Desta vez, regresso efectivamente aos anos da escola primária quando vejo a fachada das escolas primárias da antiga cidade de Sá da Bandeira. E as outras fachadas: o hospital, o grande hotel, o prédio da cooperativa, o Palácio de Justiça … São as fachadas que vigoravam nas cidades portuguesas da minha infância, e o Lubango é uma cidade ancorada em 1975 …”

De facto, neste momento, julgo que Angola é exactamente o Portugal de 1975. Alias, pelo que vou vendo e ouvindo, nessa altura Angola estaria muito mais desenvolvida em diversos aspectos e, quem cá vivia, tinha uma qualidade de vida bem superior…

Em breve irei fazer uma viagem longa e conhecerei outros locais. Confesso que estou bastante curioso para perceber qual ainda é o impacto dos Portugueses nesta terra. Penso que muito mas terei oportunidade de confirmar…

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...