Páginas do TerraAvermelhada.blogspot.com

domingo, 8 de novembro de 2009

18 de Outubro – Barra do Dande

Mais um novo local...

Depois de um fim-de-semana (quase) de repouso absoluto hoje fui conhecer uma nova praia. Mas comecemos pelo dia de ontem...

De manhã (até cerca das 14.30h) tivemos uma reunião geral no nosso estaleiro. Desde a Direcção geral da empresa até aos encarregados. O objectivo era fazer um brainstorming para recolher opiniões sobre coisas que, na opinião de cada um, pudessem ser melhoradas (onde se incluem desde as condições sociais até aos procedimentos da empresa).

Pelas 15 horas cheguei a casa e deitei-me, queria eu, um bocadinho... Na realidade acordei por volta das 20 horas.

Depois de jantar e de namorar até perto das 23 horas deitei-me e acordei pelas 6.30 da manhã a pensar que já tinha passado a hora que tinha combinado com o Ludgero e com a Andreia (+- 8 horas).

Acho que desde a minha 2ª ou 3ª semana que não acordava tanto tempo antes do que era necessário...

Voltando ao dia de hoje...
Conheci uma nova zona da cidade... A zona das refinarias. É, provavelmente, a zona mais feia de toda a cidade. Para além de tudo aquilo que já referi (estradas esburacadas etc etc etc) nesta zona existem muitos camiões (a grande maioria também em muito mau estado), algumas das paredes dos edifícios contíguos à estrada estão bastante degradadas, existe imenso lixo na rua... Creio que é mesmo a zona mais feia da cidade....

Passando essa zona algo incrível... Um Musseque (bairro de lata e não um local como "define" a Wikipedia - Musseques is small town in Angola that is also a suburb of the capital Luanda) que se desenvolvia a vários níveis em que os taludes (ou ribanceiras para ser mais genérico) estavam cobertos de lixo... Cobertos no seu sentido literal... O lixo assumia a cobertura (não vegetal obviamente) da terra. Imagine-se a terra avermelhada totalmente coberta de lixo de diversos tipos, tons, cores e texturas. Não fosse lixo e até era uma paisagem muito interessante...

As fotografias terão que ficar para mais tarde porque a pessoa que eu julgava que me traria a máquina ainda aguarda a assinatura de um contrato entre as empresas portanto, desconfio, antes de Dezembro não conseguirei ter cá a minha máquina fotográfica...

Um pouco mais à frente algo que ainda não tinha visto. Junto à estrada muitos alguidares e outros recipientes (também eles a fazerem um belo efeito cromático). Explicou-me quem sabe que são as pessoas do Musseque que colocam ali os recipientes para serem enchidos por um camião cisterna que passa e, a troco de algum (obviamente que pouco) dinheiro, levam a água para algumas pessoas que podem pagar esse "pequeno luxo" (o de ter alguém que lhe traga água pelo musseque acima...).

Todo o resto do percurso inicial (ainda no perímetro urbano) bom... Apesar de ser um perímetro urbano percebia-se, perfeitamente, que já se estava a sair da cidade. A envolvente (ou entorno como alguém que eu conheço diria) era mais rural. A estrada, mais uma, está em obras e por isso o trânsito tornou-se bastante lento.

O restante caminho é semelhante ao caminho que descrevi para CaboLedo. Alguns embondeiros, solo árido, por vezes cinza, outras avermelhado… Mais do mesmo…

A praia… Bom a praia é um local tranquilo e muito agradável. Existe um complexo turístico muito bem cuidado e fomos para essa praia. O aspecto é este…


Fonte: http://www.angolabelazebelo.com/

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...