Após o violento sismo no Haiti mais uma vez o mundo acompanhou um sismo de uma violência extrema. Este acontecimento, felizmente, nada tem a ver com a Terra Avermelhada mas é um acontecimento Mundial.
Precisamente por isso decidi alargar o “âmbito do blog” e ir registando os acontecimentos, e as minhas opiniões sobre esses mesmos acontecimentos. Pretendo dar mais vida ao blog e abandonar o registo “monocórdico”. Espero que a “actualidade” abra a janela do “diálogo”…
A notícia:
Chile: Sismo de 8,8 graus causa 78 mortos
Um sismo de 8,8 graus escala de Richter causou, pelo menos, 78 mortos no Chile. Michelle Bachelet já declarou o estado de catástrofe.
O sismo de magnitude 8,8 registado hoje ao largo do Chile, que já motivou avisos de tsunami em toda a costa do Oceano Pacífico, provocou pelo menos 78 mortos, revelou o comité de emergência.
Depois do Chile, Peru, Japão, Colômbia, Antárctida, Polinésia e toda a América Central terem sido colocados em alerta ou em estado de vigilância face a um eventual tsunami, o Havai e as autoridades australianas lançaram um aviso semelhante nos estados de New South Wales e Queensland, Lord Howe Island e Norfork Island.
O Instituto Geológico dos Estados Unidos revelou que depois do abalo, ocorrido às 03:34 locais (06:34 em Lisboa) a 317 quilómetros da capital chilena, Santiago, foram registadas pelo menos treze réplicas com magnitudes entre 6,9 e 5,2.
A maioria teve epicentro no mar, em frente às costas das regiões de Maule, Bio-Bio, Araucania, O'Higgins e Valparaiso.
Segundo dados do gabinete de emergência, o epicentro do sismo, sentido em Santiago durante um minuto e meio, localizou-se a 63 quilómetros a sudoeste da cidade de Cauquenes.
As agências internacionais dão conta do desabamento de vários prédios e do corte de serviços de telefone e eletricidade.
A presidente Michelle Bachelet já decretou o estado de catástrofe e sublinhou que a Armada descarta o risco de tsunami, mas sugere à população que vá para os pontos mais elevados devido às fortes réplicas que se têm sentido na costa.
Sem comentários:
Enviar um comentário