Este era um dia aparentemente normal… Mais um primeiro dia de um novo mês…
Só no escritório percebi que, afinal de contas, era o primeiro dia de um aumento significativo no preço dos combustíveis.
Por casualidade tinha que ir tirar umas fotografias a um local e o carro estava na reserva. Não sabendo concretamente onde era o local fui com um dos motoristas da empresa que, apesar de estar sempre bem informado, me disse que ”isso ainda não é para já, mas confirmamos agora nas bombas”.
Estacionado o carro fomos logo informados que “Gasolina a 60 Kuanzas” (aproximadamente 60 cêntimos de Dólar Americano) quando, no dia anterior, era a 40 Kuanzas. Perspicaz logo o meu companheiro de viagem lhe disse “Então mano, deviam colocar aí um papel para as pessoas saberem” e ele, encolhendo os ombros e com um sorriso tímido, simulando o movimento das palavras com o dedo a sair da boca, responde “Temos indicações para não fazer isso. É para ser através do Boca-a-Boca”.
Ora aqui está uma “excelente ideia” pensei… Através do “boca-a-boca” tardará a consciencialização do aumento…
A realidade é que desde que cheguei se se fala de aumento do combustível e por vezes se especula que será para estabilizar nos 150 Kuanzas, ou seja, que seria para nivelar com o preço internacionalmente aceite… Mas hoje é o dia em que se deu o passo inicial para esse eventual aumento…
Aqui fica o recorte do Jornal de Angola:
Surpreendentemente vi, ao almoço, as notícias sobre os acontecimentos em Moçambique…
Aparentemente trata-se do mesmo motivo mas com outros aumentos adicionais…
Sem comentários:
Enviar um comentário