Páginas do TerraAvermelhada.blogspot.com

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

22 de Janeiro – Feriado (25 de Janeiro) ou… talvez não

Feriado ou talvez não???

Ora bem… Digamos que aqui também há feriados…

É verdade que quando os feriados são ao domingo são gozados há segunda ou, caso sejam ao sábado, são gozados à sexta…

Agora feriado que deixam de o ser?

Pois… Aqui existem desses… Estranho??? Naaaaahhhh!!!! É só a uma demonstração das particularidades desta terra…

Dia 25 (segunda-feira) é o feriado de Luanda (feriado municipal) e, obviamente, todas as pessoas estavam “preparadas” para gozar um fim-de-semana prolongado. Mas… Enganaram-se…

Estavam preparados mas mal (fazendo uma alusão a uma célebre frase do meu sector profissional) porque hoje foi “decretada a não realização do feriado”. É verdade… Um feriado que está reconhecido e que sempre foi comemorado será ignorado “por decreto”.

Já agora… Aqui fica a informação dada na agência de notícias:


“Governo exorta funcionários comparecer nos seus postos de trabalho no dia 25

Luanda - O Governo da província de Luanda exortou hoje, na capital angolana, a população a comparecer nos seus postos de trabalho na segunda-feira (25 de Janeiro), Dia da cidade de Luanda, sem absentismos, uma vez que não foi decretada tolerância de ponto.

A cidade de Luanda completa o seu 434º aniversário dia 25 de Janeiro, data da sua fundação, numa altura em que decorre a "festa" do Campeonato das Nações Africanas de Futebol (CAN Orange Angola 2010).

De acordo com um comunicado de imprensa entregue hoje, quinta-feira, à Angop, o Governo provincial de Luanda considera cidade como uma urbe “cosmopolitica” que apresenta enormes potencialidades e oportunidades em termos de crescimento multifacetado.

Nesta nota, o GPL reconhece os diversos problemas que se vivem nesta cidade, ligados, principalmente, a circulação viária, falta de espaços para estacionamento, de lazer, quebra de hábitos de convivência, redução da oferta de habitação.

Insuficiência de redes técnicas e de infra-estruturas que suportem a volumosa densidade populacional são, entre outras, dificuldades verificadas nesta urbe, de acordo com o comunicado.

O Governo provincial reitera ainda a necessidade do combate de situações de ruptura dos assentamentos urbanos, para a promoção de um adequado nível de organização e estruturação das zonas urbanas.

Ordenar o crescimento das principais centralidades, qualificando as zonas residências, assim como o incentivo de organização e participação das comunidades locais no desenvolvimento urbano, exercitando civicamente a sua cidadania, são entre outros desafios patentes.

“A educação cívica, ou pela cidadania deve envolver todas as forças vivas da Nação, mobilizando-se as energias interiores, convertendo-as em projectos de intervenção nas escolas, nos bairros, nas comunas e municípios, com objectivo de uma aprendizagem de participação cívica, tolerância, democrática e respeitadora da lei dos direitos humanos”, descreve a nota. “

in ANGOP 22.JANEIRO.2010

A mim, confesso, pouca diferença me vai fazer porque, uma vez que as re-estruturações na empresa são grandes, tenho uma muitas coisas para concluir até à próxima semana e teria que estar a trabalhar mas, convínhamos, é uma situação chata e caricata. Normalmente, principalmente os expatriados, aproveitam estes fins-de-semana prolongados para conhecer algumas das províncias e agora ou tiram férias ou desmarcam…

É chato mas, como tantas e tantas vezes já escrevi… Estamos noutra realidade… Não, não é na realidade virtual… É apenas outra…

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...