Páginas do TerraAvermelhada.blogspot.com

sábado, 6 de fevereiro de 2010

10 de Janeiro – O primeiro dia e o primeiro jogo do CAN 2010

Acordei pelas 11 horas.

O choque foi grande porque em Portugal estavam uns 5/6 graus e, naquela manhã, estavam 32º em Luanda. Para além do calor havia também aquela humidade que só se percebe sentindo-a…

Ligou-me então o Ludgero. Na noite anterior tinha-lhe ligado, como tínhamos combinado enquanto ainda estava em Portugal, mas não tínhamos falado. Por isso mesmo ele estava a devolver-me a chamada. Falámos um pouco e, quando lhe contei “o que encontrei quando estava a chegar”, prontamente disse que se ia arranjar e me vinha buscar.

E assim foi, daí a alguns minutos, cá estava o meu “motorista”. Fomos para casa dele e por lá passamos a tarde. A Andreia ainda estava em Portugal e, por isso mesmo, fizemos lá uma grande festa!!!! Brincadeirinha…

Depois de um belo almoço feito pelo Ludgero, almoço para o qual ele não me deixou contribuir, passámos a tarde a namorar (entenda-se cada um com a sua namorada), a por a conversa em dia, a cochilar, e a ver televisão. É sempre bom estar na companhia dos amigos.

Combinámos então que eu veria lá o jogo inaugural do CAN que começava pelas 20 horas e depois, antes de acabar, ele iria deixar-me em casa para não ficar retiro no trânsito. Durante todo o dia as pessoas andaram a percorrer as ruas com os carros, a buzinar, a acelerar, etc etc etc. No fundo o povo estava contente e queria fazer parte da festa e, se Angola ganhasse, a festa seria rija. Por isso mesmo, antes de acabar ele iria deixar-me em casa.

Tinhamos até brincado com a situação e, às 19.30, a luz foi abaixo… Já tínhamos comentado que, quando ligassem a iluminação do estádio, a cidade ficaria às escuras. Por isso mesmo, quando a luz faltou, olhámos um para o outro e desatámo-nos a rir. Ele apressou-se a ir ligar o gerador mas daí a poucos minutos a energia voltou.

Vimos então 70 minutos de jogo e, nessa altura, ele foi-me então levar.

Quando saímos de casa o jogo estava 3-0. O percurso até à minha casa demora cerca de 4 minutos e, quando estávamos mesmo a chegar à porta de minha casa, assustámo-nos com um grupo de pessoas que saíram a correr de um dos portões das casas vizinhas. Percebemos, pelos gritos e pelos sorrisos, que tinha sido o 4 golo de Angola. Angola ganhava por quatro a zero. Conversámos então um pouco e concluímos que era melhor ele despachar-se e chegar antes do jogo acabar porque iam sair todos à rua doidos com o resultado. E pronto… Cheguei a casa, falei um pouco com a minha metade, e ouvi mais alguns ruídos e gritos que, pensei, seriam o 5-0 ou então o fim do jogo…

Enganei-me… Daí a poucos minutos ligou-me o Ludgero a rir… Queria saber se eu estava a ver o jogo. Como lhe disse que não então disse-me que o jogo já estava empatado. Nem queria acreditar… Como é que era possível?!?!

Mas foi verdade… Angola empatou de facto o jogo de abertura do CAN 2010 depois de estar a ganhar por 4-0. Para a história fica o resultado (Angola 4 – 4 Mali) mas também um jogo, diria, raro na história do futebol.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...