Páginas do TerraAvermelhada.blogspot.com

terça-feira, 15 de março de 2011

27 de Novembro – Shangai Baía, um dia destes damos-lhe uma segunda oportunidade

Eu, co-reporter, já conhecia o Shangai Baía antes mesmo de vir para Angola. Posso até acrescentar, já conhecia o Shangai Baía antes mesmo do repórter saber que ele existia, sendo que ele já cá estava há uns meses...

Foi graças a um documentário que o repórter publicou no blog, sobre a comunidade chinesa em Angola, feito pela Mariana Van Zeller e pela Vangard Journalism, que descobri a existência do Shangai. Se não estou em erro, o nome do restaurante até nem era mencionado, mas depois de alguma investigação descobri que se tratava do Shangai. Um dos atractivos do mesmo, para além da localização, na Ilha, junto ao Cais de 4, de frente para a Baía de Luanda, são as salas de Karaoke que proporcionam uma espécie de espectáculo VIP, permitindo aos que como eu não têm voz afinada, esconder entre quatro paredes as figuras enquanto cantam ou tentam trautear uma letra que passe na pequenita TV.

Ora bem, ainda não tinha data marcada para vir para Angola e desde então tinha ficado prometida uma ida ao Shangai Baía entre amigos, com gargantas afinadas, claro está!

Contudo, essa ida, apesar das mil e uma tentativas e lembretes por mim conduzidos, não se concretizou e um belo Domingo, daqueles em que acordamos tão tarde que o pequeno-almoço parece um almoço ligeiramente adiantado, lá fomos experimentar!

Tinha caído uma chuvada imensa, daquelas que só vi uma vez ou duas na vida, até vir para Angola. Certo é que desde que cá estou já multipliquei por, pelo menos 5, este número de observações! A chuva tinha sido tanta que algumas ruas estavam cortadas, ou intransitáveis devido aos estragos nas mesmas, às cascatas imensas que se formaram, ao derrube de inúmeras coisas, o que fazia com que o nosso propósito, ir tomar um simples snack, não fosse possível. A generalidade dos restaurantes que o permitiriam estavam fechados. Depois de muitas voltas e já quase a voltar para casa, onde nos esperaria uma qualquer lata de salsichas para abrir e uns ovos para estrelar, levantei a hipótese: E se fôssemos finalmente experimentar o Shangai? O repórter não estava muito para aí virado, mas depois de tantas tentativas goradas, lá estacionámos o Jimny.

A primeira impressão em si foi logo negativa. A animação que tinha sido transmitida na reportagem obviamente que não existia, no espaço existente separado das salas de Karaoke éramos os únicos clientes, e a chuva que se tinha abatido sobre Luanda faziam com que a esplanada, onde nos queriamos sentar para aproveitar os raios de sol que já espreitavam, parecesse um lugar abandonado e com vestígios de destruição. O interior não se apresentava diferente, no que respeita obviamente ao abandonado. Mas pronto... vamos lá experimentar a comida... Pedimos os habituais crepes e porco doce, um dos pratos preferidos que temos em comum. Bom... salvou-se a rapidez com que nos trouxeram os pedidos e o ruído de fundo de uma das salas de Karaoke mais próximas, que nos permitiam escutar de quando em quando a alegria inerente às performances que se iam apresentando.

permitiam escutar de quando em quando a alegria inerente às performances que se iam apresentando.
A comida não era nada de mais, para dizer a verdade, assim que experimentei senti saudades do meu chinês preferido na rua dos Bacalhoeiros. E o repórter ainda me conseguiu dar aquela que considero a pior notícia: O Karaoke era só composto por temas em chinês! Oh pá, é que a comida até podia ser má, porque restaurantes chineses há mais, mas salas de karaoke para grupos onde é que vou encontrar?

Como ainda não estou absolutamente convencida da veracidade desta informação, pois receio que tenha sido uma estratégia do repórter para não concretizar a promessa de um dia ocuparmos uma daquelas salinhas, e porque as condicionantes eram muitas para fazer com que a primeira experiência não tenha sido positiv, ainda vamos dar uma segunda oportunidade e voltar ao Shangai, quem sabe numa noite destas, para aproveitar a vista...


Para os interessados:
Localização: Shangai Baía, Ilha do Cabo, perto do Cais de 4, do lado direito, mesmo ao final do parque de estacionamento. O espaço está divido em dois, do lado direito o Bay Art, e do esquerdo o Shangai Baía.
tel: +244 222 309 198
+244 923 788 188
+244 924 296 66

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...