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sábado, 26 de março de 2011

10 de Dezembro – TAAG cancela todos os voos

Na sequência do ocorrido no dia 6 de Dezembro, após muita especulação e contra-informação, a TAAG comunicou o cancelamento de todos os voos porque, segundo fonte oficial, foram detectados alguns defeitos nas aeronaves da companhia.

Aqui ficam duas notícias, relacionadas com este assunto, publicadas pelo Portal ANGOP:

TAAG - Cronologia dos acontecimentos

Luanda - As Linhas Aéreas de Angola, TAAG, têm as quatro aeronaves que compõem a sua frota de longo curso paralisada, por “razões técnicas”, o que segundo o administrador da empresa, Rui Carreira, se traduz em um dos períodos mais difíceis da sua história.

Siga, por ordem cronológica, aos principais factores que foram indicados hoje, em conferência de imprensa, como causas para o surgimento e agravamento desta situação:
No dia 21 de Outubro do ano em curso a tripulação do Boeing 777-200 que devia ligar a cidade do Rio de Janeiro (Brasil), a capital angolana, foi obrigada a abortar a descolagem por problemas no motor direito; A avaria motivou a antecipação da manutenção programada, que deveria ocorrer em meados de Novembro e certificou que a mesma não estava em condições de operar.

No dia 16 de Novembro outra aeronave do mesmo tipo teve um pequeno problema, também no motor, localizado sob a asa direita.

No dia 6 de Dezembro o terceiro aparelho do mesmo modelo registou uma anomalia no motor do lado Direito, quando deixava a capital portuguesa em direcção a Luanda, facto que obrigou a tripulação a regressar ao aeroporto de procedência, onde se encontra até ao momento.

No dia 9, quinta-feira, o aparelho que estava em funcionamento efectuou a rota Luanda/Lisboa, e por uma questão de precaução o Gabinete de Segurança de Voos da TAAG, orientou que se fizesse uma inspecção minuciosa aos motores, verificando-se que o propulsor direito estava com problemas, que comprometiam a sua normal utilização.

Na manhã de hoje (sexta-feira), foi registada uma pequena pane num dos motores do Boeing 747, o que fez com que se cancelasse o voo para São Paulo (Brasil); A aeronave, seguiu então para Joanesburgo a fim de fazer uma inspecção cuidada aos motores, pelo que, se aguardam a qualquer instante informações sobre o seu real estado.

A transportadora de bandeira tem duas aeronaves em Lisboa, que aguardam pela troca de motores; Uma no Rio de Janeiro para igual tratamento; Uma terceira em Joanesburgo, em diagnóstico.

Em normal operação a TAAG conta, neste momento, apenas com sete aeronaves de médio porte, engajadas na realização de voos domésticos e regionais.

In Portal ANGOP (http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/transporte/2010/11/49/TAAG-Cronologia-dos-acontecimentos,19eda898-e6fe-45cb-86a0-bcc8108c122d.html)



TAAG freta aparelhos para contornar períodos críticos

Luanda - Com o fim de contornar o período critico provocado pela paralisação, por “razões técnicas”, das aeronaves da sua frota de longo curso, as Linhas Aéreas de Angola (TAAG) estão a envidar esforços no sentido de alugar aparelhos para cumprir com os compromissos imediatos.

Estas declarações foram prestadas hoje, em Luanda, pelo administrador da companhia, Rui Carreira, quando em conferência de imprensa, anunciava os momentos difíceis que a companhia angolana de bandeira enfrenta, talvez mais complicados que os vividos aquando da interdição de voar para o espaço aéreo europeu, considerou.

“Não temos outros aparelhos disponíveis e para honrarmos os compromissos imediatos, estamos a envidar esforços para alugar aeronaves no mercado internacional, o que é sempre muito difícil nesta época do ano”, lamentou

Para já, continuou, temos confirmados dois aviões de duas companhias portuguesas: um Airbus A340-400 da Aero Atlantic e um Boeing 767 da Air Fly.

Ainda de acordo com o administrador, esta medida acarreta um grande esforço financeiro com o qual a TAAG não contava, já que as avarias ocorreram em cadeia.

Outro dado preocupante, para o administrador, é o facto das aeronaves alugadas não terem a mesma configuração que as da TAAG, em termos de cabine, uma vez que não possuem a primeira classe, têm poucas cadeiras em executiva e grande parte da cabine ocupada por cadeiras na classe económica.

“Este facto nos vai causar enormes transtornos comerciais, mas que serão por nós acautelados caso a caso”, afirmou.

In Portal ANGOP (http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/transporte/2010/11/49/TAAG-freta-aparelhos-para-contornar-periodos-criticos,7b4825b4-1c50-48d0-9efd-c93f7569712b.html)

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