Páginas do TerraAvermelhada.blogspot.com

quarta-feira, 9 de março de 2011

13 e 14 de Novembro – Fazenda Cabuta (2º dia)

O dia começou bem cedinho, não só por causa dos detalhes da noite anterior e dos habitantes adicionais do nosso quarto, como também pelo facto dos senhores que estão a construir mais quartos e apartamentos serem chineses e terem começado a fazer blocos de cimento logo às 8 em ponto!

Tomámos o pequeno-almoço com um grupo de viajantes que andavam a fazer um rally tour por Angola, sendo aquela uma das paragens, e seguimos para a visita oficial à fazenda acompanhados de um dos trabalhadores locais.

Passámos pelas roças de café e apercebemo-nos da real dimensão da fazenda. O nosso guia levou-nos ao miradouro do qual se tem uma vista magnífica do vale do Kwanza, permitindo óptimos registos fotográficos. Visitámos ainda a casa do dono da Fazenda e as fábricas do Óleo de Palma e de sabão. A fábrica de sabão está completamente abandonada, mas no que respeita ao Óleo de Palma, foi construída uma nova que se encontra em produção.












O guia deixou-nos estar bastante tempo à vontade e pudémos recolher imensas fotografias e conversar com algumas das pessoas que passavam, nomeadamente um grupo de 3 crianças que consertavam os travões da sua bicicleta.








As horas avançavam, era tempo de nos fazermos à estrada, e tínhamos desde logo uma missão, encontrar um posto de venda de combustível nos próximos 100kms. Sabíamos que essa missão seria difícil, mas mais ainda, sabíamos que tinha que ser executada em Calulo.

Antes de chegar à vila, e no percurso em picada, encontrámos uma senhora pelo caminho a pedir boleia. Transportava uma quantidade enorme de lenha e trazia consigo um bebé de colo. Imaginamos o tempo que demoraria a chegar se tivesse feito o trajecto a pé... Segurámos no bebé durante o percurso e ao devolvê-lo à mãe tive a felicidade de ser presenteada com um sorriso magnífico que deu origem a este momento registado de forma formidável pelo Lu

Autoria da Fotografia: Ludgero e Andreia

Encher o depósito não foi difícil, apesar de ambas as bombas estarem fechadas. Mas, postos de combustível diferentes dos “tradicionais”, não eram escassos :)



Autoria das Fotografias: Ludgero e Andreia

Percorremos novamente o mesmo caminho e propus uma paragem em Cambambe para almoçar. Infelizmente o restaurante da Pousada já estava a fechar, mas indicaram-nos outra possibilidade muito próxima onde muitos turistas iam, a Ti Libina. Antes mesmo de nos dirigirmos aproveitámos para ver a paisagem envolvente, com o Kwanza mesmo por baixo de nós.




Autoria das Fotografias: Ludgero e Andreia

Aquilo que julgávamos ser um restaurante não era mais do que a casa da Ti Libina, o terraço onde tem o grelhador e uma bela de arca frigorífica abastecida de refrigerantes e Ekas, e um jango. Quando perguntámos ser ainda serviam almoços, responderam de imediato que sim, mas só churrasco, que era o que estavam a preparar para a família. Entreolhámo-nos e dissémos que sim, sendo gentilmente conduzidos ao Jango.

Aqueles momentos que ali passámos no jango da ti Libina foram um regresso ao passado, com recordações do tempo de infância, motivadas pelas garrafas em que nos trouxeram as bebidas. O frango estava óptimo, acompanhado de salada de tomate ali cultivado e batatinhas acabadinhas de fritar. Que gosto é comer batatas fritas sem serem congeladas! Algo cada vez mais raro.




Depois do repasto e com o estômago reconfortado seguimos caminho em direcção a Luanda, com a aproximação do final de um fim-de-semana que parecia ter sido muito mais longo do que na realidade foi. A verdade é que os momentos vividos em boa companhia, as conversas com as pessoas que fomos encontrando, as paisagens que tivémos oportunidade de ver e registar, fizeram daquele fim-de-semana pequenino, um grande fim-de-semana!

PS: Para quem estiver interessado, e porque foi difícil para nós encontrar os contactos de ambos os locais, aqui ficam:

Pousada de Cambambe: Telefone fixo 235 205 007 / Telemóvel 913 533 680
Fazenda Cabuta – Telemóvel 917 910 000 / 919 977 004

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...