Páginas do TerraAvermelhada.blogspot.com

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

01 de Agosto – O balanço da primeira semana da Co-repórter

A primeira semana passou a correr, tão rápido que nem dei por ela (adoro este tipo de expressões!).

E passados estes primeiros 7 dias ainda não consigo ter uma opinião objectiva quanto a Angola, mais precisamente quanto a Luanda.

Posso começar por vos dizer que mil e uma coisas das que dizem pelo mundo fora não são verdade, muitas outras são. Isto, em si mesmo, não quer dizer nada, mas passo já a explicar.

Primeira verdade – Tudo é caríssimo, efectivamente muito caro. Não sei precisar os diferentes critérios utilizados pelas entidades que avaliam as cidades e criam este tipo de rankings, mas sei que é a cidade mais cara onde já estive, e também a mais cara face a tudo o que já ouvi falar. Gosto de dar exemplos claros do quotidiano para se aperceberem da dimensão dos preços e vejam os seguintes:

Pacote de leite meio-gordo, simples (seja qual for a marca, até mesmo marca branca) – 230 AKZ, aproximadamente 1,95 EUR (do que me recordo, em Portugal pode custar a módica quantia de 0,60 EUR).

Bolo simples de pasteleira – entre 250 AKZ a 395 AKZ, aproximadamente 2,12 EUR a 3,43 EUR.

Iogurte Líquido (por exemplo, Danone) – 280 AKZ, aproximadamente 2,37 EUR.

E podia continuar e ir para domínios como a roupa e sapatos, mas deixo-vos só com esta imagem do que pagámos pelo nosso primeiro pequeno-almoço que, como poderão ver, não foi nada de especial, com excepção do preço…

2 Bolos, 1 café com leite e 1 Galão 1.720 Kuanzas (Sendo, à data, 1 USD = 97 Kuanzas).

(Por dificuldades técnicas não foi possivel colocar a fotografia do talão. Esta será adicionada posteriormente)

Primeiras mentiras – As pessoas não são assaltadas, violadas, ou o que quer que seja, assim que respiram a primeira aragem fora do aeroporto, ou fora do avião… É preciso ter cuidados, sim, é verdade, muitos até, e programar muito bem determinadas saídas, mas não há pessoas a cada esquina a roubar-nos ou à espera para nos roubarem. Agora pensem só no seguinte, e não queria que entendessem isto como desculpa, como fariam para viver com menos de 1,5USD por dia quando um simples pacote de leite custa mais do que isso?

No plano mais pessoal, a nível de trabalho, tudo correu dentro do normal. Com muita coisa para assimilar porque a colega com quem vou ficar a trabalhar ia-se ausentar na semana seguinte à ter chegado, o que não deveria ter acontecido, devendo existir mais tempo para o trabalho ser passado, mas pronto…

O melhor da semana… a pizza de Lagosta e ter descoberto o Bamboo, que depois ficarão a saber o que é :)

O pior da semana… continuo a não conseguir habituar-me ao horário do Sol nesta Terra Avermelhada. Anoitece muito cedo e amanhece muito cedo também, por volta das 5 da manhã já há claridade. Ora toda esta conjugação de situações, acrescentando os nervos e a ansiedade dos primeiros dias, fazem com que não consiga adormecer antes das 2 da manhã, acordando várias vezes, até não conseguir realmente pregar olho quando o sol aparece umas 3 horas e pouco depois… e então temos o seguinte resultado que ainda nos deixa com um sorriso nos lábios cada vez que nos lembramos da situação:

06h30 da manhã – Telefone a tocar

Co-Repórter cheiínha de sono, tanto que quase não havia lugar para indignação – “Mas quem é que te está a ligar a esta hora?”
Repórter – “O despertador!” (quase que finalizava a resposta com um DAAAAHHHHHH)

Melhores dias virão… é preciso acreditar!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...