Páginas do TerraAvermelhada.blogspot.com

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

11 de Julho – Mais um regresso a Luanda

Este era um regresso diferente…

Inicialmente esperávamos que fosse um regresso acompanhado. Depois percebemos que assim não poderia ser mas, felizmente, sabíamos que “a outra viagem” não demoraria muitos dias…

Por isso este foi um regresso mais tranquilo.

Casualmente encontrei um amigo no aeroporto e, sem o termos preparado, fizemos toda a viagem lado a lado e, também por esta casualidade, este regresso se tornou ainda mais agradável.

À chegada, não fosse o facto da minha mala ter sido quase a última a chegar, nada de estranho aconteceu. Depois de passar todos os pontos de validação da documentação tive apenas de aguardar (bastante) pela mala e pronto… Estaa mais uma vez “de regresso a casa”.

Mas, mais do que a viagem de regresso, pretendo que este post “marque” a distinção da minha percepção sobre a realidade da cidade…

Existem “pequenos pormenores” que eu notei antes da minha ida a Portugal. Mas agora, nos dias seguintes ao meu regresso, consigo identificar uma série de realidades que são diferentes da altura em que eu cheguei a Luanda.

Falo de coisas simples mas que mudam muito a forma como vemos a cidade e, obviamente, o país…

De que tipo de coisas me estou a referir?

Brigadas de limpeza na rua. Todas as ruas acumulavam junto aos passeios uma grande quantidade de areia. Neste momento existe um esforço para que essa areia (e também o lixo que as pessoas vão diariamente mandando para o chão) sejam colocados no seu local correcto.

Diversas equipas, em toda a cidade, que estão a refazer os passeios… Quase todos os espaços, a que chamávamos de passeios, mais não eram do que terra batida. Depois de terem arrancado ou deteriorado a calçada, normalmente, ficava a terra avermelhada no seu lugar. E, neste momento, existe uma grande intervenção a esse nível que melhora significativamente a limpeza e a mobilidade da e na cidade.

E estes são os “aspectos marcantes” deste meu regresso à cidade. Parcerá que a minha visão está a mudar porque se aproxima a chegada da minha metade mas, na realidade, esse não é o motivo.

Tal como se pode ver nos mais variados locais e das mais variadas formas:
Angola está a mudar!!!

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...