Páginas do TerraAvermelhada.blogspot.com

sábado, 19 de setembro de 2009

23 de Agosto – O contexto da nova realidade

Ainda em Portugal tive oportunidade para preparar a minha viagem. Tenho a sorte de ter cá amigos e, como tal, fui tentando recolher o máximo de informações para que pudesse estar minimamente preparado para a nova realidade.

Entre muitas sugestões úteis fiquei admirado com duas em particular. Numa das trocas de e-mail’s com o Ludgero surgem, a encabeçar a lista:

1. Rádio de cabeceira com possibilidade de funcionar também a pilhas.
Em Viana falta muito a luz;
2. Como falta a luz uma pequena lanterna dá sempre jeito J;

Depois, em 13º e penúltimo lugar surge: “Três doses de paciência, das grandes, para aturar estas maluqueiras e desorganização”.

Ora bem… Relativamente à paciência até já estava preparado mas quanto ao resto... No momento em que recebi este mail pensei algo do género “mas vou para o meio da selva ou para uma cidade?”. Felizmente a realidade que vim encontrar é diferente e não preciso deste tipo de coisas… Pelo menos para já… Isto nunca se sabe…

Foi com grande satisfação, por vir preparado para ter que comprar imensas pilhas por cá, que percebi que afinal as condições de que iria desfrutar eram outras… Há entrada de casa há um gerador de 40 Kva (que eu tinha visto apenas em obras mas que agora era um “objecto decorativo” que estava colocado à entrada de casa), a casa tinha sido totalmente remodelada e as obras tinham acabado há 2 meses (pelo que ainda quase se sentia o cheiro da tinta) e no meu quarto há um termo-acumulador de 100 lt (provavelmente será difícil de perceber esta satisfação mas eu explico… também me avisaram que as interrupções no abastecimento de água eram frequentes e que, por vezes, duravam 2 dias).

Neste primeiro dia o gerador desligou-se após o meu descanso… Depois de estar ligado quase 13 horas desligou-se pelas 19 horas... Imagine-se o impacto do primeiro dia se não fosse aquele lindíssimo “objecto decorativo”.

A tristeza após o descanso…

Depois do descanso queria, obviamente, dar notícias sobre as minhas primeiras horas por cá. Foi nesse momento que constatei que, afinal, na casa não havia internet instalada. Tinham-me dito que sim mas a realidade era diferente. Tentei procurar redes wireless dos vizinhos a que, diziam, por vezes se conseguia obter ligação. Tentei com o computador que trazia de Portugal e com outro (mais antigo) com que os colegas de casa já tinham tentado fazer ligação às ditas redes e nada...

A tristeza foi grande… Apesar da distância, hoje em dia, com uma ligação à internet consegue-se atenuar o impacto da distância física. Tendo em consideração o preço das chamadas telefónicas, seria impossível manter um contacto regular e esse seria, sem dúvida, um factor muito perturbador…

Contudo hoje, não havia alternativa… Teria que resolver o problema mas hoje tinha mesmo que telefonar para Portugal…

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...