Páginas do TerraAvermelhada.blogspot.com

terça-feira, 1 de maio de 2012

15.Mar.11 – Os benefícios de conduzir à Esquerda…

Sim, leram bem, os benefícios de conduzir à esquerda! Estamos habituados, desde o tempo das aulas de condução, a ouvir falar dos benefícios de conduzir à direita, e como deveríamos sempre cumprir com esta regra de trânsito. Pois aqui... tudo se inverte, por variadas razões...
Inicialmente não conduzia muito em Luanda, e mesmo depois de ter carro, as minhas viagens limitavam-se ao supermercado ou a passeios de fim-de-semana à cidade. Com a evolução do meu trabalho essa realidade alterou-se, e agora tenho que ir diariamente à cidade, fazendo o percurso da Samba ou parte do Rocha, para lá chegar. Foi numa destas muitas “viagens” que me apercebi que não podia ir contra a corrente... o repórter várias e várias vezes me tinha dito “já percebeste que por aqui não deves conduzir à direita, não já?” Mas sempre tentei combater essa situação, porque achava que deviamos mesmo respeitar a regra básica de trânsito. Claro está, que depois de alguns dias a fazer o mesmo percurso e presenciar as mesmas situações, comecei a pensar nas coisas de uma outra forma. 
Como ia a escrever, foi numa dessas viagens que comecei a inumerar as vantagens de conduzir à esquerda, de forma a convencer-me que, ao passar-me para o outro lado da lei, o estava a fazer de forma consciente e fundamentada:

1 – Não temos que parar sempre que um Candongueiro pára em plena via (porque não existem paragens nem bermas);
2 – Não arriscamos atropelar ninguém que tenta prosseguir a pé pelo passeio mas não consegue pois os carros estão mal estacionados;
3 – Não ficamos com o carro riscado com os carrinhos de madeira para transporte de jerricans;
4 – A probabilidade de sermos mandados parar pela polícia, só porque sim, reduz substancialmente;
5 – Last but not least, conseguimos ultrapassar pela direita :) Sim, a regra de conduzir pela esquerda tem um senão, como todos a aplicam, depois quem quer andar mais depressa, tem que ultrapassar alguns obstáculos...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...