Páginas do TerraAvermelhada.blogspot.com

domingo, 23 de janeiro de 2011

13 de Outubro – Acontecimento: Resgate de Mineiros no Chile

A 5 de Agosto iniciou-se o período mais penoso da vida de 33 mineiros Chilenos que ficaram soterrados a 700 metros de profundidade.

Depois de um período inicial (17 dias) em que, pelo menos em Angola, nada se sabia sobre o acdente, depois de detectados ainda com vida este acontecimento passou a ser, e bem, a notícia principal da comunicação social mundial…

Muito se disse, muito se especulou, muito se receou mas, na realidade, tudo correu bem e, sabemos agora, os 33 mineiros foram resgatados com vida naquela que foi – digo eu – uma brilhante operação de resgate…

Muitas previsões foram feitas mas apenas a 9 de Outubro a perfuradora T-130 atingiu com sucesso o fim da escavação... Era o momento mais aguardado porque seria aqui, neste processo final de furação, que existiam mais riscos de colapso (ou da própria mina ou da furação que estava a ser feita para o resgate).

Superado este instante com sucesso, apesar de existirem ainda riscos, o sucesso de toda a operação era, diria, quase inevitável…

“Para mais tarde recordar” aqui fica a notícia da Folha de São Paulo:


Regressando ainda aos numerosos dias de tensão e pressão, ficará para sempre o registo de “um dia típico dob a terra” feito pelo “Zero Hora”, também do Brasil.


E porquê a classificação de “Acontecimento” num blog que tem como principal tema a vivência de dois expatriados em Angola?

Porque o é… Sem dúvida… Porque numa fase em que todo o mundo atravessa a crise financeira que todos estamos a sentir, em que tudo aquilo que fomos tomando como certezas é posto em causa, em que não sabemos muito bem em que acreditar e não conseguimos perceber como será o nosso futuro a 6 meses (quanto mais a 2 ou 3 anos) este é um exemplo de que “enquanto há vida há esperança”.

É um exemplo que superando-nos a nós próprios, lutando com forças que julgávamos não possuir, tudo é possível…

E esse foi o exemplo dado pelo povo Chileno…

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...