Páginas do TerraAvermelhada.blogspot.com

domingo, 31 de janeiro de 2010

8 de Janeiro – Um balanço dos últimos meses

Não há melhor fase para fazer um balanço do que no arranque de uma nova ciclo na vida. E este dia representa exactamente isso. O texto não foi escrito no dia 8 mas os pensamentos foram tidos no dia 8 e, por isso mesmo, surge o texto aqui.

Alguém me disse várias vezes que, depois de concluir um ciclo na vida, era conveniente efectuar uma pausa. Pensar no que se fez... No que correu bem, no que correu mal... Em quais foram as nossas atitudes/acções para as coisas que, posteriormente, verificámos que correram bem e, também, para aquelas que percebemos, e sentimos, que correram mal.

Quando cheguei a Luanda percebi exactamente o que me tentvam transmitir. Na altura, por inexperiência, por joventude, ou seja pelo que for não percebia muito bem o sentido da mensagem. Quando cheguei a Angola percebi. Inevitavelmente passei mais tempo comigo (ou sozinho) e tive tempo suficiente para ponderar muitas coisas...

Com o distanciamento de muitas das coisas que vivi no arranque do meu percurso profissional, consegui nos últimos meses, analisar e avaliar comportamentos. Tal como também “alguém” me disse devemos absorver tudo o que vemos (correcto e errado) para construirmos o “nosso próprio eu” à imagem daquilo que consideramos ser o correcto.

Angola trouxe-me essa disponibilidade e capacidade.

Concluídas as “filosofias”, de uma forma pragmática, acabo por fazer um balanço positivo dos primeiros 3 meses de experiência. Exceptuando o facto de estar distante de família e amigos, mas principalmente da minha metade, diria que este período, para além de muito enriquecedor (pessoalmente) foi também muito positivo na vertente profissional. Sim!!! Afinal de contas eu vim para cá para trabalhar. Nos post’s a vertente profissional não é muito focada mas, no fundo, é só por isso que estou a enriquecer-me com esta experiência.

Mais uma vez, depois de tantos “episódios” na minha vida, o regresso a Portugal teve contornos muito particulares e, obviamente, preferia que nada tivesse sido assim... Preferia que a minha viagem tivesse sido antes do natal, na data pré-estabelecida, mas assim não aconteceu e foi algo mais que tive de vencer. De qualquer forma, hoje, faço um balanço positivo da necessidade de regresso imediato.

Relativamente à vertente profissional da minha estadia, tendo em consideração as mudanças organizacionais anunciadas, parece que será um desafio muito interessante e ainda mais enriquecedor. Não conheço alguns dos novos membros da equipa mas, ao que parece, existem condições para se realizar um bom trabalho. Espero que daqui a uns meses mantenha esta motivação e energia...

Fazendo a ponte entre o passado e o futuro creio que me falta apenas “a minha metade” em Angola, com um desafio motivante, para que obalanço possa ser claramente positivo.

Veremos o que nos reserva 2010.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...