Páginas do TerraAvermelhada.blogspot.com

sábado, 12 de junho de 2010

11 de Junho – Hoje começou o Mundial de Futebol

É verdade…

Chegou o momento da disputa do mais anseado troféu pelas selecções mundiais.

Começou hoje o Campeonato do Mundo que, pela primeira vez, se realiza no Continente Africano.

No próximo mês as emissões televisivas serão dominadas pelo “desporto rei”. Algo que para quem gosta é fantástico e, obviamente, para quem não gosta se torna demasiado aborrecido.

Será, espero, um período de pausa relativamente às constantes manobras políticas e mediáticas relativamente à situação económica de Portugal. Não partilho da opinião de que, desde que haja futebol, nada nos poderá afectar mas, sem dúvida, acho que neste momento é proveitoso este efeito.

Resta então que os políticos Portugueses aproveitem esta pausa para repensar e redefinir as acções estratégicas necessárias para dar a volta a tudo isto. Deixem-se de politiquices e trabalhem! É só isto que eu peço…

Aqui fica uma imagem que, na minha opinião, representa muito bem a toada de arranque desta competição…

Fotografia retirada do site do Jornal de Notícias

03 de Junho – Divulgação: Site Angola Global

Para engrossar a lista “Para quem vive em Angola”, aqui fica um site muito recente mas que, a avaliar pelo seu início, rapidamente se vai tornar uma referência na divulgação de notícias sobre Angola.

http://www.angolaglobal.net/

Para os mais atentos fica o realce para a divulgação de fotografias da terravermelhada.blogspot.com neste novo site o que é sempre um motivo de orgulho.

Ficamos à espera da sugestão de mais links que consideram importantes para que sejam também colocados neste espaço…

01 de Junho – Divulgação: Evento Luanda Jazz Fest

Porque Angola merece (como diz no site)…

Aqui fica a divulgação de um evento diferente e que, para muitas pessoas, é uma grande surpresa.

Para mim também foi…

www.luandajazzfest.com

Este será, espero, o “primeiro evento” a que irei acompanhado pela minha metade. Esperemos que nesta altura “a primeira seguidora” já tenha sido promovida a “co-reporter”.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

25 de Maio – Feriado: Dia de África

Mais um “excelente” contributo da “primeira seguidora” que, brevemente, passará a ser “co-autora”.

Dia 25 de Maio celebrou-se mais um feriado nesta terra avermelhada, desta feita, o dia de África.
Fez este ano 57 anos que foi criada, a 25 de Maio de 1963 em Addis Ababa, capital da Etiópia, a Organização da Unidade Africana (OUA).

Esta iniciativa partiu do Imperador etíope Haile Selassie e, nessa data, os chefes de estado representantes de 32 governos de países africanos independentes assinaram e proclamaram a Constituição da OUA, cujo objectivo principal era o de libertar o continente africano do colonialismo e do apartheid, bem como promover a emancipação dos povos africanos.

Imperador Haile Selassie

De forma mais detalhada, os objectivos da OUA, expressos na sua Constituição eram:

  1. Promover a unidade e solidariedade entre os estados africanos;

  2. Coordenar e intensificar a cooperação entre os estados africanos, no sentido de atingir uma vida melhor para os povos de África;

  3. Defender a soberania, integridade territorial e independência dos estados africanos;

  4. Erradicar todas as formas de colonialismo da África;

  5. Promover a cooperação internacional, respeitando a Carta das Nações Unidas e a Declaração Universal dos Direitos Humanos;

  6. Coordenar e harmonizar as políticas dos estados membros nas esferas política, diplomática, económica, educacional, cultural, da saúde, bem estar, ciência, técnica e de defesa.
Durante quase 40 anos de existência, a OUA não conseguiu evitar os inúmeros conflitos que assolaram o continente, nem promover de forma efetiva o seu desenvolvimento. Uma das razões poderia ser o caráter consensual da organização, que nunca puniu os responsáveis por esses problemas, ao contrário de outras organizações como a Commonwealth ou a ONU, a primeira por vezes suspendendo das suas actividades governos despóticos, a segunda decretando sanções sobre políticos ou governos.

Apesar de todos os países de África se terem associado à OUA a seguir à independência ou melhor dizendo, à democratização da África do Sul em 1994, subsiste ainda actualmente como questão não resolvida, o estatuto do Sahara Ocidental, que foi aceite como membro da organização, o que levou Marrocos a abandoná-la em 1985.


Primeiras eleições democráticas na África do Sul

No entanto convém frisar que a OUA, em traços gerais, cumpriu os seus objectivos, em destaque o seu principal propósito, que era a eliminação do colonialismo no continente africano.

A OUA teve um importante papel na história da descolonização de África, não só como grupo de pressão junto da comunidade inernacional, mas também fornecendo apoio directo aos movimentos de libertação, através do seu Comité Coordenador da Libertação da África.

Outro campo em que a OUA teve sucesso foi na luta contra o apartheid, tanto ao nível da ONU, onde foram declaradas sanções contra os governos da África do Sul e da Rodésia, mas ainda conseguindo que aquele regime fosse internacionalmente condenado como “crime contra a Humanidade” na I Conferência Mundial de Direitos Humanos das Nações Unidas, em Teerã, 1968.

Nos primeiros dez anos da sua existência, a OUA viu-se confrontada com uma série de conflitos sobre a delimitação de fronteiras no norte, leste e centro da África mas, graças aos seus esforços, estes conflitos foram resolvidos num verdadeiro espírito de unidade, sem interferência externa.

O segundo principal propósito da OUA, prendia-se com o desenvolvimento do continente africano, pelo que constitui um dos pilares-base da nova organização, a União Africana que substituiu a OUA a 9 de Julho de 2002.

Ao ser fundada em 2002 a União Africana, organização que sucedeu à Organização da Unidade Africana, manteve praticamente na íntegra os símbolos da extinta OUA, nomeadamente a celebração do 25 de Maio, como dia de África.
Logótipo da União Africana

Dos 53 países que actualmente constituem a União Africana, em 5 fala-se português, os quais Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe.


África é um continente com aproximadamente 30,27 milhões de quilómetros quadrados de terra. Na parte norte é banhado pelo Mar Mediterrâneo, A parte este pelo oceano Índico e a oeste pelo oceano Atlântico. O sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos, que dão origem a autênticos paraísos que merecem ser visitados.

É o segundo continente mais populoso do Mundo (depois da Ásia), com aproximadamente 800 milhões de habitantes.

Actualmente, o principal bloco económico é a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), formada por 14 países: Angola, África do Sul, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

O continente africano comemorou no dia 25 de Maio 57 anos desde a proclamação da Organização de Unidade Africana (OUA), actual União Africana, ainda num contexto de algumas perturbações caracterizadas por confrontos político-militar e pela crise económica mundial, contudo há muitos especialistas a afirmar que os olhos do mundo ainda se vão virar para este continente e alguns dos países que os compõem, por acreditarem que vão ditar palavra na esfera económica mundial...

Nós... muito possivelmente continuaremos nesta terra avermelhada para ver...


FONTES:
http://www.africa-union.org/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_da_Unidade_Africana
http://pt.wikipedia.org/wiki/Uni%C3%A3o_Africana

domingo, 6 de junho de 2010

25 de Maio – Divulgação: Site Luanda NightLife

Depois de já “me ter cruzado” algumas vezes com este site chegou o momento de o divulgar:

http://www.luanda-nightlife.com/

É um excelente guia para quem vive em Luanda porque fornece muitas informações sobre os locais (restaurantes, bares, dicotecas, etc) disponíveis.

Verificando que já existem alguns sites “de consulta obrigatória” para quem vive em Angola, decidi criar no blog um espaço que intitulei “Para quem vive em Angola”, onde serão divulgados sites úteis para os interessados na cultura / vivência em Angola.div>

Pede-se que partilhem os links que consideram importantes para que sejam também colocados neste espaço.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...