Páginas do TerraAvermelhada.blogspot.com

sexta-feira, 8 de julho de 2011

16.Jan.11 – Deambulando por outros Blog’s VI

E a fazer praticamente um ano e meio de estadia em Angola, eis que encontrei – por mero acaso – aquele que com uma breve leitura me parece um dos melhores blogues (que me perdoem todas as centenas restantes) sobre Angola.

Com uma escrita distinta e cuidada acompanhada, sempre que possível, por fotografias de qualidade elevada, parece-me que traz a quem o lê um olhar particular sobre a sua estadia em Angola.

Para já pouco mais posso dizer. Acabei de o descobrir… Mas certamente que noutras ocasiões virei aqui fazer referência a este blog.
Para já os meus parabéns.

O blog já consta da lista de Blogues da Terra Avermelhada e encontra-se no link:

14.Jan.11 – Divulgação: Site compila Links de Angola

Pode até parecer abusivo ou ofensivo mas não o é…

É a verdade…

Hoje soube que alguém tinha executado algo que, em tempos, pretendi fazer em Portugal.
Criar um site simples que reúna “todos” os links de Angola… Ou seja…. Ter um local onde se aceda ao site de um restaurante ou de um banco, ou de uma clínica, etc…

Em Angola isto torna-se duplamente útil porque, na maioria dos casos, é muito difícil conseguir obter contactos de algo que pretendemos.

Pela ideia, pelo empenho e, sem dúvida pela utilidade, os meus parabéns a todos aqueles que ajudaram à criação deste site.

Eu prometo que enviarei sugestões de tudo o que me parecer útil.

E o link do “Angola Links”, já está no “Para quem vive em Angola”….

http://www.angolalinks.com/

quarta-feira, 6 de julho de 2011

11.Jan.11 – Luanda nasceu na Ilha do Cabo

Este é, basicamente, um post de divulgação…

Fica a sugestão, para os mais curiosos, que leiam este bom artigo divulgado no Jornal de Angola:

http://jornaldeangola.sapo.ao/17/0/luanda_nasceu_na_ilha_do_cabo

19 de Dezembro – Um balanço do ano e o desejo de regresso a casa…

Depois de ver a maioria dos colegas de casa a ir no sábado à noite a casa ficou apenas para dois… Eu e o Celso éramos os “últimos resistentes”. Nas outras casas haviam também poucos resistentes…

A maioria deles tinham voo marcado para dia 19 às 14 horas (apesar de ter sido alterado o voo original que deveria ter sido dia 18 à noite)… E assim se confirmava que eu estava no grupo dos últimos a regressar a casa.

Aproveitei a noite de sábado para acabar de arrumar as minhas coisas porque, mais uma vez, ia mudar de casa. Agora por motivos diferentes mas, ao regressar, iria desde logo começar uma nova vida… A vida a dois, em Angola, com a Cô-Rpórter.

No domingo, já algo desesperado, estava o amigo Sérgio à espera que concluísse as arrumações para que fossemos almoçar… Lá fomos então ao Lookal onde tudo foi diferente… A refeição, o balanço anual que fizemos, os sentimentos, etc… Foi, sem dúvida, um dos melhores almoços que por cá tive… Tive ainda direito a um “encontro inesperado”… Também a Gisela e o Tó Zé escolheram o Lookal para almoçar…

Tinha que me preparar psicologicamente para o inferno que seria o fim de tarde/noite… No aeroporto estariam, certamente, imensas pessoas e a confusão seria grande… O inferno esperava-me…

Antes da agitação do aeroporto havia ainda tempo para fazer um balanço de 2010… Um ao que, não tendo sido fantástico, trouxe-me a possibilidade de estar ao lado da minha metade para que, juntos, vivêssemos e enfrentássemos as particularidades deste país…

Foi também 2010 e Angola que nos deram a possibilidade de, de facto, iniciarmos a nossa vida a 2…

2011 será diferente, inevitavelmente, e entre as diferenças estará também a ausênsia de uma pessoa que me é muito querida… O Sr. Cabral… Digamos que “o pai de todos nós”. Fará muita falta por cá, sem qualquer dúvida…

Quanto à “novela viagem” digo-vos apenas que foi como se esperava… Os colegas que iriam no domingo às 14 horas, depois de muitos telefonemas para a TAAG, perceberam que a viagem seria apenas às 16 horas e, algum tempo depois, ficaram a saber que seria às 22 horas… À hora que estava agendado o nosso voo…

Nesse grupo estavam pessoas a quem a TAAG disse que não iria viajar… Outras a quem a TAAG garantiu que sairiam às 22 horas… E outras ainda a quem a TAAG não conseguia esclarecer nada… Por isso fomos todos para o aeroporto…

O meu voo não sofreu nenhuma alteração… Saí, de facto, no domingo mas afinal não fui “o último a sair”… Os colegas cujo voo tinha sido adiado ficaram em Luanda com a indicação de que a viagem seria na segunda-feira… A tristeza e o desalento tomou conta de alguns… Afinal de contas viram o voo ser adiado 24 horas, estavam no aeroporto e ficaram a saber que seria atrasada mais 24 horas…

Que grande sufoco…

domingo, 3 de julho de 2011

18 de Dezembro – Viajo ou nem por isso? E quando?

Após o acontecimento de 6 de Dezembro e do cancelamento dos voos pela TAAG seguiram-se alguns dias de indefinições, contra-informação, desinformação e especulação.

A realidade é que durante alguns dias as ligações aéreas da TAAG foram canceladas e ninguém sabia qual seria a decisão da Administração da Empresa (e de todas as autoridades nacionais e internacionais competentes) em relação aos voos seguintes.

E se esta indefinição causa muito transtorno em qualquer altura imagine-se na Época Natalícia.

Relembro que, normalmente, as empresas compram os voos do natal em Janeiro/Fevereiro desse mesmo ano, ou seja, com uma antecedência de praticamente 10 meses. Muitas empresas fretam aviões exclusivamente para os seus funcionários, e as companhias aéreas (TAP e TAAG) possuem listas de espera de cerca de 1.000 pessoas.

Restam opções do tipo: Luanda – Joanesburgo – Lisboa, Luanda – Frankfurt – Lisboa, ou outras ainda mais imaginativas…

Como devem calcular estes foram dias de muita ansiedade e nervosismo… Havia uma grande incerteza que, infelizmente, se manteve praticamente até ao instante em que o avião descolou.

Este ano, para além da ansiedade devido a esta questão, tinha ainda um factor adicional de nervosismo… O último dia de trabalho era sexta-feira e a viagem era apenas no domingo à noite… Ou seja, numa altura em que uma grande parte dos expatriados vão embora, em que a cidade fica significativamente menos populada, eu teria que ficar mais dois dias a “aguardar” que tudo corresse bem e a viagem fosse, de facto, no domingo para então ir ter com a co-repórter.

Aproveitando as viagens de colegas e amigos, fui tentando perceber se poderia ou não haver probleams com a minha viagem…

Dia 17 (sexta-feira), às 2.30 da manhã estava eu a escrever no Facebook:
Voo da Lufthansa marcado para as 22 horas prevê-se que sairá pelas 04.00 da manhã... E as pessoas??? Têm que fazer check-In antes das 21 e não vão poder sair do aeroporto.... Antecipa-se o domingo / segunda-feira vão ser desesperantes...

Dia 18 (sábado), às 8.45 da manhã estava eu a escrever no Facebook:
Voos TAAG de hoje de manhã (Rio de Janeiro e Lisboa) cancelados. Voo TAP está atrasado... Quem chegou ao aeroporto às 5 da manhã ainda aguarda possibilidade de embarque...

Excelentes indicadores para quem pretendia regressar a casa no domingo…
Para matar o tempo mais uma volta pela cidade… Luanda era uma cidade muito vazia… Em cada metro percorrido o desejo de que fosse sempre tão fácil movimentarmo-nos na cidade…

A incerteza mantinha-se… O desejo de regressar era grande pois desde Junho que não regresavaa a casa mas… Ninguém sabia quando é que essa viagem seria de facto…

Notícias da Terra Avermelhada regressa aos carris...

Depois de muitos meses sem nenhuma actualização o "Notícias da Terra Avermelhada" volta a ser actualizado...

Pelo caminho ficaram meses agitados pessoal e profissionalmente quer do Repórter quer da Co-Repórter...

Reforçado o ânimo com o dia mais feliz das nossas vidas, o casamento, conseguimos agora repor alguns dos momentos que vivemos nestes últimos meses...

A todos os que, apesar de não estar actualizado, não deixaram de aceder ao blog, aqui fica o nosso muito obrigado...

Estamos muito próximos das 6.000 visitas e foi para nós um orgulho perceber que, mesmo sem actualização, se mantiveram cerca de 300 visitas mensais...

Ficamos agora a aguardar uma maior interacção da Vossa parte...

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...